Nanotecnología | Avanços Tecnológicos | Transistores de nanotubes

Transistores de nanotubes

Tradução automática, tradutor Universia, Página original: Transistores de nanotubos, Tuesday, November 23, 2004

AyerInfineon Technologies anunciou que conseguiu desenvolver o transistor de nanotube menor do mundo. O transistor em questão mede só 18 nanometros - quatro vezes menos do que os transistores de nanotubes atualmente no mercado.

Para conseguir este novo avanço em nanotecnologia, os cientistas cultivaram num processo controlado nanotubes de carvão com um diâmetro cada um de 0,7 a 1,1 nanometres. Um cabelo humano é mais 100.000 vezes gordo que estes nanotubes.

As propriedades caracter ísticas dos nanotubes de carvão fazem que seja o material ideal para muitas aplicações microeletrônicas. Os nanotubes levam corrente elétrica praticamente sem fricção sobre a superfície obrigado ao transporte balístico de elétrons, pelo que podem levar 1000 vezes mais do que cabo de cobre. Ademais podem ser motoristas ou semicondutores.






 






Ifineon foi uma das pioneiras do desenvolvimento de nanotubes de carvão e foi uma das primeiras em demonstrar como se cultivam nanotubes de carvão em pontos definidos com precisão e como se podem construir transistores para mudar correntes maiores.

O transistor de nanotube que acaba de inventar os pesquisadores de Ifineon é capaz de transladar correntes em excesso de 15 µAa uma voltagem de só 0.4 V (o normal é 0,7 V). Observou-se uma densidade superior numas 10 vezes à de silicone.

Sobre a base de provas no laboratório, os pesquisadores de Infineon crêem que poderão seguir reduzindo o tamanho de transistores. Segundo sua nota de imprensa, com a aplicação de nanotubes de carvão se poderão conseguir voltagens de fornecimento tão baixo como 0,35V.

Definição de um nanotube de carvão
Nota de imprensa de Ifineon

Nanotecnología/Avanços tecnológicos



(em espanhol)


comments powered by Disqus
Compartir en Facebook
Twitter
Google
LinkedIn
Email