Nanotecnología | Avanços Tecnológicos | A Nanotecnologia aprende a nadar

A Nanotecnologia aprende a nadar

Segundo a versão digital de MIT Technology Review hoje, um novo modelo matemático de movimento poderá ajudar a desenvolver nano aparelhos capazes de mover-se por líquidos.

Isto seria um grande passo para aqueles cientistas atualmente pesquisando novas formas de transportar pelo corpo tratamentos contra o câncer, diretamente para o tumor, ou de transportar aparelhos capazes de desfazer um "coágulo" diretamente ao lugar do "coágulo" em questão.

Para conseguir um avanço tão importante para a medicina, cientistas devem solucionar o problema de como conseguir que os nano aparelhos necessários para transportar estas coisas tenham capacidade para mover-se através de fluidos. A diferença dos objetos de tamanho normal, a viscosidade tem mais impacto sobre os movimentos de um nano objeto num líquido do que a inércia. O autor do artigo de Technology Review compara o esforço de conseguir transportar um micro objeto por ao água com o esforço de nadar em mel. Quando se trata de *nano objetos, a dificuldade é muito maior.






 






Para poder deslocar-se por um líquido, um nano objeto precisa conseguir um movimento não recíproco, algo muito difícil de reproduzir a nano escala. Mas dois matemáticos de Irã, Ali Najafi e Ramin Golestanian, acabam de propor uma solução que simplesmente requer recortar ou alongar dois paus rígidos. Seu modelo consiste em três esferas, conectadas por duas estruturas tipo pau. Num ciclo de movimento, recorta-se o braço esquerda e o braço direita, e depois se alonga ambos. O resultado é uma série de grandes movimentos para a direita e pequenos movimentos para a esquerda.

O atraente deste novo modelo é sua singeleza ainda que ficam por resolver questões tais como como conectar as formas e como superar o problema do Brownian Motion – ver exemplo do movimento Browniano aqui.

Tradução automática, tradutor Universia, Página original: La Nanotecnología aprende a nadar

Nanotecnología/Avanços tecnológicos



(em espanhol)


comments powered by Disqus
Compartir en Facebook
Twitter
Google
LinkedIn
Email